sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Nosso segundo semestre


Olá galera!

Para felicidade GERAL da nação, estamos finalizando o ano letivo! Viemos aqui relembrar vocês do que nós, bolsistas, fizemos durante o segundo semestre. Além do que nós relataremos aqui, tivemos muitas reuniões de planejamento todas as semanas, nas quartas e sextas à tarde, para estudar e organizar as nossas ações.

Vamos lá:

  • 07/08: Foi realizado, com as turmas de segunda ano, a Atividade 7 da apostila Solos, referente a densidade dos solos. Nessa aula, os alunos tiveram a oportunidade de medir a densidade do solo de cada grupo.
  • 14/08: Foi dada continuidade da discussão da Atividade 7, sobre a densidade dos solos.
  • 21/08: Foi realizada a Atividade 9 da apostila Solos, referente a hidroponia. Nessa aula, os alunos tiveram a oportunidade de construir uma horta hidropônica com alpiste em água e em solução nutritiva.
  • 28/08: Em uma das turmas do segundo ano, foi trabalhada a Atividade 11 da Apostila, referente ao ciclo dos minerais. Alunos da outra turma do segundo ano trabalharam na confecção da horta.
  • 02/09: Foi dada a continuidade da construção da horta. Os alunos tiveram a oportunidade de pintar as garrafas pet e de lixar os canos de PVC.
  • 03/09: Os alunos de todas as turmas da escola realizaram uma feira de Ciências com o tema Luz, Cidadania e Vida. O professor e os bolsistas do PIBID tiveram a oportunidade de acompanhar o andamento, produção e apresentação da feira.
  • 09/09: Foi dada a continuidade da construção da horta.
  • 11/09: Foi realizada e dada a continuidade da Atividade 11, referente ao ciclo dos minerais.
  • 14/09: Continuidade da construção da horta com algumas turmas do Ensino Fundamental.
  • 19/09: Foi realizado um workshop na escola, onde os bolsistas puderam participar da elaboração, oferecendo palestras sobre diferentes temas.
  • 23/09: Continuidade da construção da horta.
  • 25/09: Foi dada a continuidade na Atividade 11 da apostila, referente ao ciclo dos minerais. Nessa aula, os alunos aprenderam um pouco mais sobre o ciclo do fósforo. Foram utilizadas massas de modelar para representação dos átomos.
  • 30/09: Os bolsistas do PIBID auxiliaram nos experimentos sobre transformações químicas, realizadas em sala de aula.
  • 02/10: Foi realizado o fechamento da Atividade 9 da apostila, referente à hidroponia. Logo após, foi iniciada a problematização da Atividade 8, sobre o pH dos solos.
  • 23/10: Foi realizada a Atividade 8 da apostila, referente ao pH dos solos. Os alunos construíram uma escala de pH utilizando suco de repolho roxo como indicador.
  • 26/10: Uma das bolsistas do PIBID corrigiu as atividades sobre balanceamento de equações químicas nas turmas do segundo ano.
  • 28/10: Os bolsistas do PIBID auxiliaram na aplicação da prova prática sobre transformações químicas.
  • 30/10: Os bolsistas realizaram plantações na horta.
  • 05/11: Foi dada a continuidade da Atividade 8 da apostila, referente ao pH, utilizando o programa PHet.
  • 11/11: Uma das bolsistas do PIBID ministrou uma aula para as turmas do primeiro ano sobre caracterização dos átomos.
  • 12/11: Um dos bolsistas do PIBID ministrou uma aula nas turmas de segundo ano sobre a Atividade 12, referente a fertilidade dos solos.
  • 13/11: Foi realizada a Atividade 13, referente ao fechamento do Projeto Solos.
  • 16/11: Uma das bolsistas do PIBID ministrou uma aula para as turmas do primeiro ano sobre raio atômico e eletronegatividade.
  • 19/11: Aplicação do pós-teste nas turmas de primeiro ano. Um dos bolsistas ministrou uma aula de revisão sobre balanceamento e representação do átomo.
  • 20/11: Os bolsistas do PIBID auxiliaram na realização de experimentos.
  • 23/11: Bolsistas do PIBID acompanharam a feira realizada na escola sobre consciência negra.
  • 25/11: Discussão e avaliação dos textos realizados pelos alunos referente a Atividade 13 de fechamento do Projeto Solos.


Fizemos muita coisa, né? Queremos agradecer imensamente a participação de vocês.

Beijos de luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário